Início

Entrevistas

Criticas

Textos

Concertos

 Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato

  • Roberto Carelli

    Responsável pela produção do portal Música Clássica Brasileira, Roberto Carelli é músico, compositor e produtor. Nascido no Rio de Janeiro em 1971, iniciou o aprendizado musical aos 9 anos no Colégio Pedro II.  Aos 14, se iniciou no piano com Maria Julia Viseu e em 1987 entrou para o Conservatório Brasileiro de Música estudando Teoria Musical com Maria da Glória Benigno, e violino com Carlos Vianna de Almeida, se aperfeiçoando com João Daltro de Almeida (spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira de 1978 a 1996) e com Zarifa Schoucair.

    Como autodidata, estudou também orquestração, composição, violoncelo, clarinete, flauta, trombone e percussão. Suas primeiras músicas para o repertório erudito começam a surgir a partir de 1986. Sua estréia como músico aconteceu no teatro, quando compôs em 1990 a música de cena para o espetáculo teatral "Casa Velha", de Tony Caroll. Do mesmo autor, escreveu em 1993 os arranjos do musical infantil "O Rato Roeu a Roupa do Rei Risonho", e entre 2003 e 2007, compôs a musica de cena para o espetáculo teatral "As Meninas do Jardim Neon".

    De 2009 em diante, trabalhou na produção de vários musicais apresentados no Rio de Janeiro, como "História de Lenços e Ventos" (2009, de Ilo Krugli, direção de Jorge Farjalla), "Verão Interminável" (2012, direção de Luiz Ancillotti e Caio Togni) e "Corações Partidos" (2012, direção de Luiz Ancillotti e Caio Togni), "Tchaka Tchaka na Butchaka - a volta do teatro de revista " (2013, direção de Silvio Fróes), "Rebeldia, o despertar da Juventude" (2013, , direção de Luiz Ancillotti e Caio Togni) , "Acontecendo na Era de Aquarius" (2014, direção de Sílvio Froés), e "Um Viva aos Nossos Cordões" (2015,  direção de Silvio Froes).  

    Em Janeiro de 2015, as composições de Roberto Carelli chegaram às salas de concerto, estreadas por um grupo de câmara formado pelo pianista Nivaldo Tavares, o oboista americano Harold Emert e o violoncelista Rodrigo Alencastre, em concerto no Centro Cultural Francisco Mignone (RJ), onde as composições  de Carelli receberam elogios de Maria Josephina Mignone, viúva do maestro  Mignone. Nos meses seguintes, novas apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo tem incluído obras de Carelli no repertório.

    Em Setembro de 2015, iniciou com Lauro Gomes a produção da primeira série de programas para o portal Música Clássica Brasileira:  "Lauro Gomes Entrevista", série com uma temporada inicial de 20 programas trazendo entrevistas com instrumentistas, compositores, empresários, diretores e outras personalidades da música erudita brasileira. Em Setembro de 2016, também com Lauro Gomes, Carelli produz uma nova temporada do "Sala de Concerto", programa transmitido durante 12 anos pela Rádio MEC, trazendo concertos ao vivo apresentados por Lauro Gomes. A nova temporada do programa Sala de Concerto é transmitida no portal do programa, em saladeconcerto.com.

    No portal Música Clássica Brasileira, Roberto Carelli escreve para a coluna O Mundo da Música. 

     

     

     
     
     
     

 

        

 

Copyright 2015 - MúsicaClássicaBrasileira.com.br