Início

Entrevistas

Criticas

Artigos

Concertos

 Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato
  • O piano de Nivaldo Tavares

    Nelson Freire e Martha Argerich - dois monstros sagrados do piano mundial - já declararam que o consideram como uma das grandes revelações da nova geração de pianistas brasileiros. Outros nomes ilustres da música erudita nos Estados Unidos e Europa também se referem a ele da mesma forma. No Brasil porém, o nome de Nivaldo Tavares ainda não é conhecido na proporção de todo esse talento. Qual seria o motivo?

    Uma explicação que parece justificar o relativo anonimato atual dessa estrela do piano brasileiro é o tempo em que ele ficou fora dos palcos brasileiros e do país: Nivaldo Tavares ficou 7 anos morando nos Estados Unidos como bolsista de universidades nos EUA (Texas Christian University) e Europa, no Royal Flemish Conservatory (Bélgica), estudando com os russos Vladmir Feltsman, Pavel Ostrovsky, Igor Rejniansky, Levente Kende(Hungria),Tamás Ungar,Paul Badura-skoda , Christofer Elton; Antes, no Brasil, estudou com nomes estelares do piano nacional como Linda Bustani e Antonio Guedes Barbosa.

    Premiado nas mais importantes competições como o TCU International Concerto Competition (EUA), Guiomar Novaes South American Competition e Franz Liszt Piano Competiton ( Brasil), Nivaldo já se apresentou por todo o Brasil, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, França, Áustria, e também como solista de grandes orquestras como OSUSP, OSB, Petrobrás Sinfônica, Fort Worth Symphony Orchestra (EUA), Orquestra do Teatro Claudio Santoro e Salzburg Chamber Soloists (Áustria).

     Destacam-se também suas atuações como recitalista e camerista em grandes festivais tais como Martha Argerich Festival ( Buenos Aires), Folle Journeè (Rio de Janeiro) , Festival Tchaikovsky ( Brasília DF), Les Nuits brésiliennes ( Paris, Berlin e Madrid) e International Mozart Festival (2006, Salzburg) durante a comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor.

    Nivaldo vem sendo reconhecido ao longo dos ultimos anos por suas interpretações brilhantemente virtuosísticas e improvisações que abrangem qualquer estilo, do Barroco ao contemporâneo, do erudito ao popular. Como dito no inicio deste texto, grandes nomes da música erudita mundial já declararam reconhecerem esse talento tão versátil de Nivaldo. 

    Em 2001, Marta Argerich declarou que teve a oportunidade de ouvir e apreciar Nivaldo Tavares em Buenos Aires. Segundo palavras de Marta, « Ele é um músico completo e um maravilhoso pianista, com imaginação e 'insight', assim como muitos níveis de riqueza de som ».

    No mesmo ano, o genial pianista Nelson Freire declarou que Nivaldo é « uma das grandes revelações da nova geração. »

    Em 1998, Robert Groslot, diretor artístico do Royal Flemish Conservatory de Antuépia, Bélgica, disse que Nivaldo « não é apenas um grande talento, mas também um musico completo e eclético.»

    Nivaldo declarou recentemente que está se preparando para voltar aos palcos. Vamos torcer para que isso aconteça o quanto antes. Nesses tempos de tantas nuvens pesadas na cultura brasileira, o público só vai ter a agradecer, e muito, o retorno de uma estrela musical do quilate de Nivaldo nos palcos daqui.

    E de lá de fora também, pois o Brasil precisa de uma injeção de ânimo e de orgulho, e nada melhor que ver uma estrela da música erudita brasileira levando seu talento para o exterior, e mostrando que esta terra que deu ao mundo Villa-Lobos, Guiomar Novaes, Tom Jobim e outros ícones mundiais, continua sendo um celeiro de grandes artistas e de alta cultura. E não há conjuntura política ou econômica que vá acabar com aquilo que já nasce com o brasileiro: a força e o talento. 

    Assista abaixo trechos de interpretações de Nivaldo Tavares, gravadas em um concerto apresentado no Centro Cultural Francisco Mignone, Rio de Janeiro, em Janeiro de 2015.

     

    VOLTAR PARA O ÍNDICE DA COLUNA "O MUNDO DA MÚSICA"

     





 


 

 

        

 

Copyright 2015/2017 - BrasilClassico.com.br