Início

Entrevistas

Criticas

Artigos

Concertos

 Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato
  • 17/06/2017

    Estudar Música aumenta a inteligência, comprovam pesquisadores


    A idéia de que estudar música melhora o intelecto não é novidade. Mas recentemente, uma pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, encontrou uma evidência incontestável de que música e inteligência andam juntas. E que a inteligência pode ser maior em um adulto que estudou música quando criança.

    O estudo, liderado pelo Dr. E. Glenn Schellenberg, examinou o efeito das atividades extracurriculares no desenvolvimento intelectual e social de crianças de seis anos de idade. 144 crianças foram recrutadas através de um anúncio em um jornal local e separadas em quatro grupos. Três grupos receberam aulas: o primeiro recebeu aulas de teclado; o segundo, aulas de voz; o terceiro, aulas de teatro. O quarto grupo não recebeu aulas. Dois tipos de aulas de música (teclado e voz) foram oferecidas para generalizar os resultados, enquanto o grupo que recebeu aulas de teatro e o grupo que não recebeu aulas foram considerados grupos de controle para testar o efeito das aulas de música, comparadas com aulas de outras áreas artísticas que exigem conjuntos de habilidade semelhantes. As aulas foram realizadas por um ano.

    As crianças participantes receberam testes de QI antes e depois das aulas. Os resultados deste estudo revelaram que o aumento do QI de pré para pós-teste foi maior nos grupos de teclado e voz do que nos outros dois grupos. Geralmente, esses aumentos ocorreram em subtestes de QI, índices de QI e desempenho acadêmico. As crianças do grupo de teatro também apresentaram melhorias entre o pré-teste e o pós-teste, mas na área de comportamento social adaptativo, uma área que não mudou entre as crianças que receberam aulas de música.

    Este estudo é publicado na edição de agosto de 2004 da revista Psychological Science. Você pode acessar o estudo completo em ingles clicando aqui.

    (Texto: Roberto Carelli)
     

    VEJA TAMBÉM:

    Curso de violoncelo no Rio e São Paulo

    Harold Emert ensina oboé

    Projeto F.A.M.A. leva Teatro Musical para a Baixada Fluminense

    Maxixe: o primeiro ritmo brasileiro a fazer sucesso no exterior

     

    VOLTAR PARA O ÍNDICE DA COLUNA "MÚSICA E CULTURA"

     

     





 


 

 

        

 

Copyright 2015/2017 - BrasilClassico.com.br