Início

Artigos e Textos

Concertos  Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato

  • Ciclo Scriabin - Critica do 3º concerto (23/09/2015)

    Sala Guiomar Novaes
    23 de setembro 12h:30 e 18h:30
    Ciclo Scriabin
    Scriabin sob influência do misticismo de Liszt.
    Silas Barbosa e João Elias – piano

    Scriabin - 2 Poemas op. 63 (Silas Barbosa)
    Masque
    Étrangeté
    - Vers la Flamme op. 72
    - 2 Morceaux op. 57
    Désir
    Caresse dansée
    - Sonata nº 5 em Fá op. 53 "Le Poème de l'Extase"
    Liszt - Années de Pèlerinage (João Elias)
    Deuxième année - Il Penseroso
    - Valsa Mefisto nº 1


    CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCERTO:

    Scriabin, nos princípios do século XX, afastou-se da fase romântica. Foi personalizando e evoluindo o seu discurso musical, transformação que podemos sentir através das suas dez sonatas, das quais as últimas cinco dispensam já as armações de clave e revelam passagens claramente atonais.


    Silas Barbosa, Lauro Gomes e João Elias no 3º Concerto do Ciclo Scriabin.

    A harmonia convencional é substituída por sistemas de acordes construídos sobre intervalos invulgares, preferencialmente quartas, e a articulação é dissolvida, tomando muitas vezes uma forma de som em massa, em que os vários acontecimentos se cruzam e atropelam.
    Os 2 Poemas op. 63, foram compostos em 1912, são peças bem curtas mas definitivamente marcantes como momentos, em que ele pretendia incutir no público, uma espécie de êxtase místico.Masque (mascarada), é uma máscara do próprio caráter de Scriabin: sensualidade e paixão, perambulando sem destino, flutuando no ar.
    Étrangete (estranheza) – Causa um impacto excêntrico pelas secções rápidas e breves, de sons que se dissolvem como chamas ligeiras que se apagam
    Vers la Flamme (em direção a chama), composição de 1914 – O compositor dominado pelo misticismo em suas últimas composições, previa a destuição da terra, consumida pelo fogo interno. Seria a sua 11ª sonata, mas pressionado por necessidades, mandou publicar logo sem desenvolvê-la, como apenas um poema.
    2 Morceaux (2 peças), compostas em 1908 – obras também diminutas, refletem o lado erótico, preconizando o amor lascivo.
    Désir (desejo) - a vontade da posse, do prazer carnal.
    Caresse dansée (caricia dançada) – Sensualidade exaltada numa dança sedutora.
    Sonata nº 5 em Fá op. 53 "Le Poème de l'Extase" – Composta em em apenas 6 dias, entre 8 de 14 e dezembro de 1907. Em um só movimento, procedimento que Scriabin continuaria a manter nas suas 5 sonatas sequentes. Nesta obra ele incluiu um epígrafe estraído do seu ensaio “Le Poème de l’Extase”. A sonata não contém qualquer cadência perfeita e nem qualquer acorde consoante.


    Silas Barbosa
    É sem dúvidas, um pianista que está entre os grandes talentos da nova geração. Com quase 20 prêmios na sua carreira, Silas destacou-se mais uma vez numa performance brilhante. Altivo, musical e compenetrado, mergulhou com profundidade no universo de Scriabin. Não mediu consequências, expressando com consciência, as várias oscilações de uma obra ofegante, cheia armadilhas e variações rítmicas. Bravos ao corajoso e destemido artista.


    Myrian Dauelsberg falando sobre as obras de Scriabin durante o concerto (foto: Lauro Gomes)
    Liszt compôs o seus “Années de Pèlerinage”, entre 1837 e 1849. Os Deuxième année, se constituem de 7 peças e foram inspiradas pela sua perigrinação pela Itália.
    Il penseroso (o pensador), 2ª das peças, deve a sua criação a uma escultura que se destaca na Tumba de Lorenzo de Medici, esculpida por Miguelângelo - a figura de homem sentado numa pose reflexiva, com o braço esquerdo apoiado e o dedo indicador encurvado sobre o lábio superior. É uma alegoria à filosofia. É obra em movimento lento que nos remete a meditação.
    A Valsa Mefisto foi inspirada no “Fausto” de Nokolaus Lenau, poeta austríaco. Liszt compôs 4 versões desta obra, sendo que a primeira foi a que se consagrou definitivamente.
    Na história, Fausto e Mefistófeles passando por uma aldeia, entram numa estalagem, onde há um baile celebrando um casamento. Mefistófeles se aposa de um violino e toca freneticamente. Fausto conquista a filha do estalajadeiro e enquanto dançam, Mefistófeles rí com escárnio pela dança de Fausto. O casal se retira para o campo. O baile continua enquanto a sedução se consuma. De repente um rouxinol canta e a dança acaba num crescente rápido, com uma sequência de oitavas furiosas.


    João Elias
    Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade, graduou-se, em 2009, pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio e, atualmente, aperfeiçoa-se com Myrian Dauelsberg. Segundo o pianista Nelson Freire, “é um dos pianistas mais talentosos da nova geração brasileira”. Mais uma vez, João Elias apresentou-se com muita sensibilidade e o brilhante virtuosismo que Liszt exige. Grandes momentos de introspecção e de apuro técnico, com uma apresentação vertiginosa. Bravíssimos ao jovem intérprete.
    Aplausos extras a Myrian Dauelsberg, pela coragem e bravura de incumbir aos seus jovens pupilos, na preparação deste extraordinário ciclo dedicado a Scriabin.

     


    .
    .

     

     

     



     


    VOLTAR PARA O ÍNDICE DE TEXTOS


     
     
     

 

        

 

Copyright 2015 - MúsicaClássicaBrasileira.com.br