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  • Ciclo Scriabin - Critica do 2º concerto (16/09/2015)

    Um panorama da evolução na técnica de composição de Scriabin:

    Sonata nº 2 em Sol sustenido menor, op. 19,
     “Sonata Fantasia” (João Elias)

    - Andante
    - Presto

    - Sonata nº 3 em Fá sustenido menor, op. 23
    (Aleyson Scopel)

    - Dramatico
    - Allegretto
    - Andante
    - Presto con Fuoco

    - Sonata nº 4 em Fá sustenido Maior, op. 30
     (Patrick Rodrigues)

    - Andante
    - Prestissimo Volando


    Lauro Gomes com Jean Louis Steuerman, diretor da Sala Guiomar Novaes.


    CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCERTO:

    Scriabin - Sonata nº 2 em Sol sustenido menor, op. 19, “Sonata Fantasia”.
    A sonata nº 2, foi publicada em 1898, depois de Scriabin trabalhar durante cinco anos na obra, em estilo romântico impressionista.
    Andante – Efeitos flutuantes que ecoam – duas secções liricamente temáticas.
    Presto – Muito rápido e intenso, semelhante a um estudo, num crescendo e decrescendo, dando a impressão de ondas. No término, um oceano em agitação tempestuosa.
    João Elias abriu o concerto com seriedade e convicção. Inteiramente consciente, dominando com facilidade todos os problemas de excecução da obra. Muito onírico no início, passando de pungente a um virtuosístico no final. Ótima apresentação.

    Sonata nº 3 em Fá sustenido menor, op. 23.

    Scriabin havia casado em agosto de 1897, com Vera Ivanovna Isaakovich e em Paris começou a compor a sonata terminado no ano seguinte. Segundo o compositor, são estados da alma.
    Dramatico – A alma livre e selvagem, num redemoinho de sofrimento e luta.
    Allegretto – Uma trégua momentânea aparentemente ilusória. A alma quer esquecer o sofrimento, quer cantar, florecer – Alma inquieta.
    Andante – Um mar de sentimentos: amor, tristeza, ilusões de um sonho delicado.
    Presto con Fuoco – A partir da profundidade, se eleva a voz temível do homem criativo. Sua canção vitoriosa ressoa triunfante e de repente ele mergulha no abismo do não-ser.
    Aleyson Scopel, é um jovem vencedor de vários concursos e já de longa prática de concertos sinfônicos, com estudos no exterior. Scopel venceu com ânimo e coragem a difícil tarefa de dar uma brilhante interpretação, na exteriorização e alternância dos estados de espírito desta obra. Enfim, Scriabin se liberta de Chopin e encontra o seu caminho. Um acorde suspenso, termina a obra despencando num infinito vazio. Bravos a presença elegante e bonita do artista que soube colorir com variadas emoções as transições emotivas da sonata.

    Sonata nº 4 em Fá sustenido Maior, op. 30.
    A sonata nº 4 foi composta em 1903, em estilo pós romântico e num clima erótico. Numa forma ciclíca, começa num andante dolcissimo, passando por um lânguido êxtase, para se transformar num prestissimo - fogosamente e jubiloso.
    Patrick Rodrigues fechou triunfalmente o concerto. Técnica, emoção, segurança e um virtuosismo contagiante, confirmaram a excelente fase da preparação do artista. O progresso do Patrick é patente a cada nova apresentação. Bravos, muitos aplausos de um público caloroso e reconhecido. Sensacional a apresentação destes jovens pianistas orientados com maestria por Myrian Dauelsberg.
    A salientar, a ilustre presença do pianista e Diretor da Sala Cecília Meirelles, Jean Louis Steuerman, um exímio e consagrado intérprete da obra de Scriabin, que aplaudiu com entusiasmo a performance dos seus jovens colegas. Ao Steuerman, uma feliz gestão e muitos projetos que animem com nobreza, a nossa pobre agenda musical.

    Terminando este ciclo que homenageia Scriabin, teremos na próximo dia 23 o tema: SCRIABIN SOB INFLUÊNCIA DO MISTICISMO DE LISZT. - Pianistas: SILAS BARBOSA e JOÃO ELIAS - Sala Guiomar Novaes, Rio de Janeiro - Quarta 23 de Setembro de 2015 - 12h30 e  18h30


    João Elias, Lauro Gomes, Patrick Rodrigues e Aleyson Scopel.
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